segunda-feira, 16 de março de 2009

Crescer

Laura e Santiago estão na fase de fazerem cada vez mais coisa sozinhos e eu na fase de voltar meu olhar um pouco mais para mim mesma. E às vezes esse momento não é fácil. Porque há momentos em que voce justifica certos "buracos" em sua vida citando os filhos. "Ai, não posso porque estou amamentando", "não descanso porque eles acordam muito à noite", "não dá porque eles ainda trocam fraldas". Uma lista imensa de desculpas é tirada da manga a qualquer hora. Mas Lala e Santi não estão sendo amamentados, nem usam mamadeira, nem chupeta e nem fraldas mais. Há muito tempo dormem perto das 20h30 para só acordarem no outro dia perto das 8h. Só me chamam para limpá-los quando vão ao banheiro, mas isso também deve acabar logo. E dou uma "força" para finalizar o banho. para se trocar, às vezes eles fazem todo o processo sozinhos. A cada 15 dias passam o final de semana com o pai, que também os busca na escola duas vezes por semana. E agora? Pergunto isso agora e devo perguntar algumas vezes mais ao longo da vida, a cada momento que o cordão umbilical imaginário vai ficando mais longo e os colocando mais perto do mundo e mais independentes de mim.
Essa mãe tem vida independente, mas está sem saber muito o que fazer com ela. Trabalho o dia todo, ok. Mas não ando fazendo muito para desenvolver minha criatividade, voltar a escrever, fotografar de verdade e faço quase nada pelo meu corpo. A TPM não foi embora com a gravidez. Aliás, piorou. A serotonina deu sinais de melhora com o 5 htp, mas já se acostumou à essa droga natural. Volto a querer exigir mais de mim mesma sem saber como atender minhas próprias demandas. E ainda não fui capaz de começar a fazer terapia para tentar facilitar esse processo.
Meus filhos se desenvolvem com a rapidez e naturalidade próprias da idade, independentemente da vontade deles. Aos 38, voce só cresce se quiser e se quiser muito. E não há rapidez. O processo é lento. Mas assim como meus filhos, embora na minha velocidade, não posso parar de crescer.

3 comentários:

  1. Amor, vc é mãe !!!!!!!! E uma mãe admirirável... Te Amo Koku

    ResponderExcluir
  2. Fica apaixonada, voce ve como melhora tudo isso, vai dar prejuizo ao terapeuta.(rs)
    Essa fase todas passamos, logo, logo vem coisa nova e voce vai dizer
    GENTE! NÃO TENHO TEMPO PARA NADA!
    Em caso dos sintomas persistirem, uma sugestão...
    Visita a Holanda (rs)
    Beijos e muita saudade.
    Nilza

    ResponderExcluir
  3. Fica apaixonada, voce ve como melhora tudo isso, vai dar prejuizo ao terapeuta.(rs)
    Essa fase todas passamos, logo, logo vem coisa nova e voce vai dizer
    GENTE! NÃO TENHO TEMPO PARA NADA!
    Em caso dos sintomas persistirem, uma sugestão...
    Visita a Holanda (rs)
    Beijos e muita saudade.
    Nilza

    ResponderExcluir