quinta-feira, 15 de julho de 2010

Brasil - Nova York 2

Lala e Santi chegaram em Nova York em março, trazidos pelo papai Tony, um mes exatamente após eu ter chegado aqui com a Alice. Fazia muito frio, mas não nevava mais. Tinhamos alugado um apartamento no Harlem, que estava completamente vazio quando eles chegaram. Tinha apenas uns copos, pratos, um colchai inflavel e dois sleeping bags. Eles correram de um lado para o outro do apartamento, escolheram o quarto que queriam e não tardou até que a vizinha de baixo, Luz, viesse tocar a campainha, se apresentar e dizer que o barulho estava demais. Isso no primeiro dia. Quanta intolerância! Mas acabei indo com a cara da Luz e depois de mais algumas campainhadas e reclamações, viramos vizinhas cordiais. Nos primeiros dias Laura reclamou bastante e pedia para voltarmos para o Brasil.
- Porque a gente tinha que vir para cá mãe? Vamos voltar pro Brasil? Vamos para casa rosa?

Meu coração ficava em pedaços cada vez que ela dizia isso. Nos dias e semanas seguintes a casa foi ganhando móveis, uma cara e eles foram ficando mais animados. Ainda assim, falavam todo o tempo dos amigos do Brasil. Aqui, nenhum amigo. E não consegui colocá-los na escola. Só em setembro. Então de março até agora ficaram em casa. Agora no verão foram varias vezes passar o dia no "Summer camp", que é um curso de férias, nao necessariamente acampamento. Mesmo antes disso, estavam fazendo aulas de artes aos sábados, tinham a companhia de vez em quando da Eliana Márcia, que é a babysitter cantora que minha amiga Chris me recomendou e que é ótima, energia boa e eles a adoram!! Além disso tb sempre brincaram bem entre eles e isso ficou mais forte aqui. Às vezes dá para levá-los ao parque, mas quando não dá e eles ficam em casa, ficam de boa tb, pq aprenderam a se divertir mais ainda juntos.

Não é que não tenham as briguinhas. Eles tem várias vezes ao longo do dia. Geralmente a Lala irrita o Santi, que é um serzinho facilmente irritável e daí ele parte para cima. E ela chora. E ele fica de castigo. Ou então ele se nega a fazer algo que se pede ou reclama da comida e vai de castigo de novo. Mas isso atribuo mais à fase da idade do que a estar aqui. Mas pode ser um pouco de tudo.

Lala já perdeu tres dentinhos em NY, o que significam US$ 3, pois a fada do dente coloca US$ 1 por dente, que a Lala coloca em uma caixinha embaixo do travesseiro. O Santi nao perdeu nenhum dente até agora (a Lala uns 5) e isso tb irrita ele, pq ele quer que caiam logo.

Eles tambem melhoraram bastante no ingles, mesmo nao indo na escola, nao tenho amigos e falando portugues em casa. Eles treinavam nas aulas de arte, summer camp e com os filmes que assistem na TV e no cinema. Estao indo bem, entendem bastante e começam a se soltar para falar.

E hoje foram para Portugal com o pai, passar duas semanas de férias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário