segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa

Domingo de Páscoa. Após o almoço, a caça aos ovos. Escancaradamente escondidos onde qualquer um pode achar. Mas tudo bem, porque não se pode querer mesmo exigir um trabalho de detetive ou arqueólogo de pequenos de 2 ou 4 anos. Então, os ovos foram colocados em cima da árvore, no meio das plantas e para achá-los bastava olhar na direção certo. Lala, Santi, Giulia e Daniel se lançaram à difícil tarefa com muito empenho e excitação. Antes dos ovos, meu pai ou "o vovô lindo" teve a ideia de fazer marcas das patas do coelho. "Tem que fazer a trilha para eles seguirem e acharem os ovos", disse. E explicou que para fazer as pegadas do coelho era só colocar os dedos numa pasta feita de farinha de trigo e água. Achei uma ideia simpatica, lúdica. Engraçado que não me lembro de nunca na vida meu pai ter feito algo assim conosco, quando éramos pequenos. Nunca me lembro de ter havido a caça aos ovos.

Voltando ás pegadas, a ideia dele foi de deixar as marcas em toda escada, hall de entrada, corredor e escritório do Tony. Os miúdos adorararam seguir os passos do coelho e encontrar pequenos coelhinhos de chocolate. Depois, correram para o quintal atrás dos ovos.

Depois da caça aos ovos, aquelas carinhas lambuzadas de chocolate. Uma delícia. Tão gostoso também é saber que eles acreditam em coelhos, assim como acreditam em Papai Noel. Pelo menos era o que eu achava.

À noite, depois que todos haviam ido embora, Santiago se vira para o papai Tony: (o diálogo foi narrado por papai Tony)

Santi: Papai, não foi o Coelho da Páscoa que trouxe os ovos!
Tony: Mas, Santi, vocês não repararam nas pegadas?
Santi: Vi, mas eram de cola!
Tony: Mas o coelho, antes de chegar aqui em casa, deve ter passado por cola e ficou colada nas patas...
Santi: Tá bom, mas foi a mamãe que trouxe os ovos! A Lala viu ela chegando com eles!
Tony: Não Santi. A mamãe trouxe alguns ovos que eram presentes do Vovô Lindo, mas o Coelho trouxe os outros - do Ben 10, da Hello Kitty!
Santi: Mas ninguém de nós acredita... nem eu, nem a Lala, nem a Giulia...
Tony: Então Santi, no ano que vem, é melhor falarmos para o Coelho não vir... e depois o que vai acontecer?
Santi: É fácil - a mamãe faz as pegadas com a cola e você compra os ovos!


Obs: O modo que a sociedade estimula o consumo chega a ser bárbaro. O preço que se paga por um ovo de chocolate só porque vem com embrulhado no papel da Barbie, do Ben 10 ou da Hello Kitty, com uma besteirinha dentro, é injustificável. A tia Alice tem razão quando critica o consumismo desenfreado dessas épocas de festas. É preciso ponderação e limites para não tornarmos todas essas datas muito superficiais. Mas que também não deixemos de ver a carinha de alegria que eles fazem ao receber o ovo desejado. Isso não tem preço.

3 comentários:

  1. preta, critico o consumismo desenfreado e falta de significância das datas em si. mais mesmo assim ralei os joelhos fazendo as tal pegadas. rs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nada como conhecer pessoas como vcs! De bom humor, lindas, simpaticas e cheia de coisas legais pra contar! Sem contar a capacidade de criar "mini" pessoas (rs...) como Laura e Santiago, meus alunos há tão pouco tempo, mas que já fazem parte da minha vida e de meus pensamentos. Laura com suas técnicas e dinâmicas de liderança, sempre vestida à carater(uma genuina Princesa) e Santi, um contador de histórias inigualável.
    Nao ha diversao melhor!
    Sou uma teacher muito coruja!
    Adoro vcs! Muito!
    Teacher Mari

    ResponderExcluir