Largaram a chupeta e deram para o coelhinho. (Páscoa, março/08)
Achei que iam ficar pedindo depois, mas que nada, se acostumaram numa boa. A decisão de largar a chupeta veio no domingo de Páscoa quando estavam com o papai Tony e a Pati e resolveram dar as chupetas para os coelhinhos em troca de uns cookies. mas só fui descobrir isso na noite seguinte, quando não achei nenhuma chupeta para dar para eles e eles me contaram sobre a decisão. O Santi estava meio gripadinho e pediu a chupeta. Só tinha restado uma. Dei pra ele, pois fiquei com pena. A Lala entendeu. Aí ele pediu para ir ao banheiro e quando estava fazendo xixi a chupeta caiu na privada. O Santi quis reclamar, mas disse que foi decisão deles, que nem estava presente na ocasião e que se quisesse chupeta tinha que ir falar com o coelhinho, que eu não tinha nada a ver com aquilo.
Foi o fim definitivo da era das chupetas. Comprei duas por precaução, mas ñunca as usei. Nem sei mais onde estão. Meses depois, um dia no jardim da casa do Tony, eles encontraram uma das chupetas. Pensei comigo: "É agora que vão querer chupeta de novo!". Ledo engano. "Mamãe olha a chupeta. O coelhinho esqueceu, tem que dar pra ele". Pedi que jogasse de novo no jardim, que ele voltaria para buscar. Mais fácil eu voltar a chupar chupeta do que eles...
Deixaram de usar a fralda noturna (junho/2008)
Certa noite, estava eu a colocar os pijamas em Santi e Lala quando percebi que não as não havia mais fraldas. Estava frio e os dois estavam com sono. Não fazia sentido sair naquela hora pra comprar. Decidi: é hoje que eles tiram as fraldas. Os pediatras aconselham a fazer isso no verão, quando está calor, pros pequenos não ficarem molhados e com frio durante aà noite quando o xixi escapa. Mas a hora era aquela. 3 anos e meio está de bom tamanho pra não usar mais fraldas. Nos primeiros dias levava umas tres vezes durante à noite fazer xixi no banheiro, dormindo, no colo. Logo de cara eles nem percebiam o que estava acontecendo, ficavam meio bravos. Depois começaram a fazer xixi de boa na privada, sem acordar. Passei então a levá-los duas vezes na noite, além daquele xixi que fazem antes de dormir. As costas começaram a doer com esse exercício todo de carregá-los até o banheiro, ida e volta. Alice disse que eles tinham que ir andando. Ai que dó...E ai que dor nas minhas costas. Então, começaram a ir e voltar andando com ela. Apenas voltar andando comigo. Pra ir eu levo no colo. Agora geralmente levo uma vez na noite para fazer xixi. Como a noite passada. Às vezes o xixi escapa. Como na noite passada. Aliás, noite passada foi recorde de xixi. Fizeram tanto que o do Santi ficou pingando no chão. Mas na maioria das vezes acordam sequinhos.
Trocaram a mamadeira por copos no leite da noite e da manhã (agosto/08) Como minha mãe deu mamadeira para os quatro filhos até tarde, nunca me preocupei em correr tirar a mamadeira. É o reforço, especialmente quando eles não se alimentam direito, dizia ela. Minha mãe chegava a fazer vitamina com frutas e ovo para não ter dúvidas de que ficaríamos fortes. Estava certa. Ficamos bem fortes..rs* Fato é que Lala e Santi nunca tiveram problema para comer nada. Não precisam de reforço. Mas precisam de cálcio. O Dr. Moisés, o pediatra, disse que era para parar de dar mamadeira e dar o leite no copo. A dentista reforçou que não era mais para usar mamadeira e sim copo. O leite já é o semi desnatado há algum tempo. Tomam normalmente duas, ás vezes três porções de leite no dia. Há quem diga que nem disso precisam mais. Ainda não fechei opinião a respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário